Bonito é o maior "playground" do ecoturismo brasileiro. Lá, ninguém fica parado. Os turistas podem deixar-se levar pelas famosas flutuações, onde as águas simplesmente empurram os mergulhadores, que podem apreciar a exuberante vida aquática dos pequenos rios. Outra aventura é explorar o Abismo Anhumas, uma enorme fenda no solo que revela a maior caverna submersa do mundo. Tudo na região é preservado, com boa infra-estrutura e atrativos para todos os perfis de turistas. Conheça alguns dos roteiros existentes:
Flutuação no rio Sucuri
Passeio de bote, com flutuação no rio Sucuri, subindo a remo do encontro das águas do rio Formoso com o rio Sucuri, até as proximidades de sua nascente. No passeio, o visitante conhece o Rio Sucuri por fora, com sua exuberância de fauna e flora externa. Na água, é possível voltar flutuando e deixar-se levar pela leve correnteza, encantando-se com peixes, animais e vegetação subaquática, até chegar de volta ao "Barra do Sucuri".
Esse passeio deve ser obrigatoriamente acompanhado por guia especializado e credenciado. Além disso, todos os visitantes devem utilizar equipamentos de segurança como máscara, snorkel e colete salva-vidas, incluídos no preço do passeio.
Abismo Anhumas
O "Buraco", como é tratado o Abismo Anhumas, é um dos locais mais lindos de Bonito. É uma verdadeira viagem ao centro da terra - uma descida de 72 metros em rapel, por uma fenda na rocha que leva a uma caverna com magníficas formações e um lago de águas cristalinas onde se pode flutuar e ver reveladas as belezas subaquáticas do lugar.
Informações importantes: O traslado até o Abismo é por conta do turista. Levar camiseta; calça, moleton ou bermudão; tênis e meias; toalha; roupa de banho; lanche e água (energéticos preferencialmente); máquina fotográfica e repelente (que poderá ser usado somente após a subida).
Para garantir a segurança e a preservação ambiental, o passeio pode ser feito por, no máximo, 16 pessoas por dia.
Aquário Natural
O Aquário Natural impressiona pela limpidez da água, onde você flutua num mundo de belezas e convive por algum tempo com várias espécies de peixes e uma grande variedade de vegetação aquática.
Durante a flutuação, é possível descer o rio Baía Bonita com equipamento adequado, com o cuidado de não tocar o fundo e as plantas para evitar que a água turve. Quem não quer flutuar pode acompanhar o grupo em barco de apoio, logo atrás.
Gruta do Lago Azul
Descoberta por um índio Terena em 1924, a caverna possui em seu interior um lago azul com dimensões que a tornam uma das maiores cavidades inundadas do planeta. Em 1992, uma expedição franco-brasileira de espeleomergulhadores encontrou uma série de fósseis de mamíferos - como o tigre de dente de sabre e preguiça gigante - que viveram durante o período geológico do Pleistoceno - 6 a 10 mil anos atrás.
Após uma descida de 100 metros, depara-se com um lago de águas intensamente azuladas, cuja profundidade estima-se ser de 90 metros. Com suas formações geológicas (não só o teto como o piso da gruta são repletos de espeleotemas de várias formas e tamanhos) desperta a atenção dos turistas e pesquisadores do mundo inteiro. Ninguém sabe ao certo de onde vêm suas águas, acredita-se na existência de um rio subterrâneo, que alimenta o lago.
Obs: Proibida a entrada de crianças menores de cinco anos.
Para agendar os passeios, entre em contato com a agência oficial do evento
VEJA TAMBÉM
- Sobre Bonito-MS
- Agência de viagens
- Gastronomia
Entre em contato para dúvidas e sugestões:
E-mail:
secretaria@encontrosirib.org.br
Telefones:
(11) 3289-3599 - (11) 3289-3321
(11) 6449-1358 - (11) 8256-2189